Mais uma série de extrema utilidade para vocês. Nessa nova sequência de vídeos, iremos mostrar como tocar as Escalas Maiores em todas as 12 Tonalidades ao longo de todo o braço da Guitarra.
E para isso nada melhor que utilizarmos os Ciclos Tonais. Mostraremos como dominar tudo isso em 12 tons através dos Ciclos de Quartas e de Quintas.
Escala Maior nos 12 Tons Utilizando o Ciclo de Quartas
Lembrando que para compreender bem o vídeo, é importante que você já domine bem os 5 shapes da Escala Maior na Guitarra. Caso não saiba eles, confira aqui.
Inicialmente vamos usar o ciclo de quartas como base para poder passar por todos os 12 tons várias vezes ao longo do braço da guitarra. Com ele passamos por todos os tons e sempre utilizaremos os bemóis (b) nos acidentes que aparecerem.
Basicamente, no ciclo de quartas temos as tonalidades na seguinte ordem:
C – F – Bb – Eb – Ab – Db – Gb – B – E – A – D – G
Iremos utilizar essa ordem para praticar as escalas (utilizando somente os 5 shapes do link que botei acima). Dessa forma, sempre iremos trabalhar em uma mesma região, movimentando pouco, e nos forçando a encontrar o shape mais próximo que se aplique a cada tonalidade que mudamos.
Assim, ao passar por todos os 12 tons, teremos andando um pouco pelo braço, dando conta do que seria a primeira região do braço da Guitarra (entre a case 3 e 5, mais ou menos). Então, devemos repassar pelos 12 tons mais 4 vezes, pois iremos, de pouco em pouco, andando pelo braço a cada vez que passamos pelos 12 tons.
A forma de aplicar os shapes é muito melhor de ser compreendida pelo vídeo 🙂
Escala Maior nos 12 Tons Utilizando o Ciclo de Quintas
Agora vamos ver como tocar novamente a Escala Maior em todo o braço da Guitarra, só que agora utilizando o ciclo das quintas. Assim, pensaremos nas tonalidades com os sustenidos (#) – exceto quando chegamos nos tons de D#, A# e E#, pois as escalas enarmônicas correspondentes desses tons possuem menos acidente, portanto, daremos preferência a elas.
Basicamente, no ciclo de quintas temos as tonalidades na seguinte ordem:
C – G – D – A – E – B – F# – C# – G# – D#(Eb) – A#(Bb) – E#(F)…
Aqui o processo será muito parecido com o do ciclo de quartas, porém, iremos andar aos poucos para trás, ou seja, do fim do braço até o início.
Mas a essência do treino se mantém, ou seja, passar por todos os 12 tons repetidas vezes e ir andando aos poucos pelo braço do instrumento.
Novamente, o raciocínio do uso dos shapes é muito melhor se for visto por vídeo.
Se por acaso você também ainda não está muito familiarizado com os Ciclos das Quartas e das Quintas, dê uma olhada nesse post aqui que irá te dar uma luz!
Qualquer dúvida é só perguntar aqui pra gente ou no próprio canal do youtube, beleza?
Grande abraço e bons estudos!
Gabriel Miguez
Mais Populares