Se você está estudando música e ainda tem dificuldade em montar escalas maiores, não se preocupe: isso é muito comum.
A boa notícia é que existe uma forma simples e lógica de usar a teoria musical para descobrir.
Aqui, você vai aprender a usar o Ciclo de Quintas e o Ciclo de Quartas para montar qualquer escala maior — sem decorar fórmulas e sem confusão.
Escalas Maiores em TODOS OS TONS
Descubra como memorizar e tocar as escalas maiores e menores em todos os tons de forma muito simples com essa tabela infalível.
Como montar as escalas maiores usando o Ciclo de Quintas e de Quartas
No ciclo de quintas, as tonalidades aparecem nesta ordem:
Fá – Dó – Sol – Ré – Lá – Mi – Si
Já no ciclo de quartas, as tonalidades se apresentam na ordem oposta:
Si – Mi – Lá – Ré – Sol – Dó – Fá
A partir de agora temos que raciocinar pensando na quantidade de acidentes que cada tonalidade possui.
Quando entendemos isso, fica muito fácil.
Importante: Nos tons que apresentam os acidentes com sustenidos, vamos nos basear pelo ciclo das quintas; nos tons que apresentam os acidentes com bemóis, vamos nos basear pelo ciclo das quartas.
Por exemplo: uma tonalidade que possui 3 sustenidos como acidentes, vai ter obrigatoriamente os 3 primeiros acidentes seguindo o ciclo das quintas acima. Neste caso, os acidentes da tonalidade em questão são Fá#, Dó# e Sol#.
Já uma tonalidade que possui 3 bemóis como acidentes, vai ter obrigatoriamente os 3 primeiros acidentes seguindo o ciclo das quartas. Neste caso, os acidentes da tonalidade em questão são Sib, Mib e Láb.
Tabela dos tons com a quantidade de acidentes (sustenidos)
Cada tonalidade da tabela abaixo possui uma quantidade específica de alterações na armadura (neste primeiro caso, estamos falando especificamente dos sustenidos).
Número de sustenidos
| Tonalidade | Nº de Sustenidos |
| Dó | 0 |
| Sol | 1 |
| Ré | 2 |
| Lá | 3 |
| Mi | 4 |
| Si | 5 |
| Fá# | 6 |
| Dó# | 7 |
Com isso, já conseguimos descobrir rapidamente quantas alterações cada tom possui.
Quais são os sustenidos de cada tonalidade?
A ordem dos sustenidos também segue o ciclo, mas começando por Fá#:
Fá#, Dó#, Sol#, Ré#, Lá#, Mi#, Si#
- Sol maior → 1 sustenido: Fá#
- Ré maior → 2 sustenidos: Fá# e Dó#
- Lá maior → 3 sustenidos: Fá#, Dó#, Sol#
- Mi maior → 4 sustenidos: Fá#, Dó#, Sol#, Ré#
- Si maior → 5 sustenidos: Fá#, Dó#, Sol#, Ré#, Lá#
E quando aparecem notas “estranhas”?
Em escalas como Fá# maior ou Dó# maior surgem notas como:
- Mi# (mesmo som de Fá)
- Si# (mesmo som de Dó)
Isso acontece porque toda escala maior precisa ter 7 notas com nomes diferentes. Mesmo que o som seja igual, a escrita precisa estar correta.
Tabela dos tons com a quantidade de acidentes (bemóis)
Conforme falamos anteriormente, no lado dos bemóis, usamos o ciclo de quartas como referência:
Si – Mi – Lá – Ré – Sol – Dó – Fá
| Tonalidade | Nº de Bemóis |
| Dó | 0 |
| Fá | 1 |
| Sib | 2 |
| Mib | 3 |
| Láb | 4 |
| Réb | 5 |
| Solb | 6 |
| Dób | 7 |
Ordem dos bemóis: Sib, Mib, Láb, Réb, Solb, Dób, Fáb
O raciocínio aqui deve ser o mesmo.
Na escala de Mib, que possui 3 acidentes, por exemplo, seguindo a ordem do ciclo das quartas, teremos Sib, Mib e Láb como acidentes.
Afinal, existem 16 tonalidades?
Somando as escalas utilizando acidentes em sustenidos e bemóis, chegaríamos a 16 tons. Mas algumas são enarmônicas, veja a seguir:
- Dób = Si
- Dó# = Réb
- Fá# = Solb
Por isso damos preferência para a forma mais simples: a que possui menos alterações.
Resultado final: 12 tonalidades reais.
- Escalas devem ser estudadas em 12 tons
- Arpejos em 12 tons
- Campo harmônico em 12 tons
- Improvisação em 12 tons
Conclusão
Montar escalas maiores não precisa ser difícil. Com o ciclo de quintas e de quartas, você descobre:
- Quantas alterações cada tonalidade tem
- Quais são essas alterações
- Por que usamos exatamente 12 tonalidades
Esse processo funciona para qualquer instrumento: violão, guitarra, piano, baixo, sax, teclado, cavaquinho e muitos outros.
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