Chegou a hora de saber de uma vez por todas o que é, como é formada e para que serve a Escala Maior.
Antes de prosseguir, ressaltamos que, para uma compreensão plena deste assunto, é necessário que você tenha conhecimento sobre os Tons e Semitons, e saiba como eles são aplicados no seu instrumento.
Tudo o que você precisa saber sobre a Escala Maior:
- Para que serve a Escala Maior?
- O que são as Escalas Diatônicas?
- Quais são os Graus da Escala Maior?
- Quais são os Intervalos da Escala Maior?
- Quais são as Escalas Maiores?
- Aplicando a Escala no seu Instrumento
- Escala Maior nos 12 Tons
Para que serve a Escala Maior?
As Escalas Musicais podem ter diversas utilizações.
Por isso elas são tão importantes para o músico.
Em resumo, com elas, podemos criar solos, melodias de voz, pegar músicas de ouvido e etc…
Podemos entender a Escala Musical como uma “família” de notas.
Primeiramente, percebemos que estas notas se sucedem consecutivamente de maneira ascendente (do mais grave para o mais agudo) ou descendente (do mais agudo para o mais grave).
Contudo, o que diferencia uma escala de outra é a disposição de seus intervalos, que normalmente são compreendidos dentro de uma oitava.
O que são as Escalas Diatônicas?
Também conhecida como Escala Natural, a Escala Diatônica é composta por sete notas musicais.
Este tipo de escala é formada por intervalos de tons e semitons.
Para entender melhor como se comportam estas escalas, vamos falar primeiro sobre os Graus da Escala.
Quais são os Graus da Escala Maior?
Primeiramente, temos que entender que as notas que formam a escala são chamadas de Graus.
Assim, cada nota da escala corresponde a um grau.
Os graus são enumerados e indicados por algarismos romanos.
A primeira nota equivale ao Grau I; a segunda nota equivale ao Grau II; a terceira nota, ao Grau III e assim por diante.
Depois do Grau VII, teremos o Grau VIII, equivalente à oitava nota da escala, que é a mesma nota do Grau I.
Cada grau recebe um nome, de acordo com sua função dentro da escala.
Vamos conhecer enfim, os sete graus da escala diatônica:
- I – Tônica – Além de dar o nome à escala e ao tom, é a primeira nota da escala;
- II – Supertônica – Está um grau acima da tônica e um grau abaixo da mediante. É a segunda nota da escala;
- III – Mediante – Localizada um grau acima da supertônica e um grau abaixo da subdominante, é a terceira nota da escala.
- IV – Subdominante – Encontra-se um grau acima da mediante e um grau abaixo da dominante. É a quarta nota da escala;
- V – Dominante – A quinta nota da escala está situada entre a Subdominante e a Superdominante. É o grau mais importante da escala, depois da tônica;
- VI – Superdominante – Encontra-se um grau acima da dominante e um grau abaixo da sensível ou subtônica. É a sexta nota da escala;
- VII – Sensível ou Subtônica – A sétima nota da escala pode ser chamada de duas maneiras diferentes, dependendo da sua distância em relação à tônica.
Quando localizada meio tom abaixo da tônica, será chamada de Sensível.
Quando localizada um tom abaixo da tônica, será chamada de Subtônica.
Vamos ver a seguir uma representação dos graus no pentagrama
É importante ressaltar que na escala descendente, os graus se mantém da mesma maneira da escala ascendente:
Vamos conhecer agora a Escala Maior.
APRENDA MAIS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBEQuais são os Intervalos da Escala Maior?
A Escala Maior é formada pelos seguintes intervalos:
T – T – ST – T – T – T – ST
Obs.: T = Tom ST = Semitom
Podemos pensar nesta ordenação de tons e semitons como um padrão.
Sendo assim, somos capazes de encontrar todas as escalas maiores utilizando esta estrutura de intervalos.
Vamos analisar agora a escala de Dó Maior.
Repare que iniciamos com nota Dó (que é o primeiro grau da escala) e seguimos a estrutura de intervalos da escala maior.
Com isso, formamos a escala de Dó Maior.
Uma característica marcante da escala de Dó Maior é a ausência de acidentes (Sustenidos ou Bemóis).
Vamos fazer agora o mesmo processo com a Escala de Sol Maior:
Diferentemente da escala de Dó Maior, a escala de Sol Maior tem um acidente em sua formação.
Este acidente acontece em razão do intervalo de um tom depois da nota Mi, originando assim o Fá#, que é o Grau VII da escala.
Quais são as Escalas Maiores?
Podemos utilizar a estrutura de intervalos apresentada anteriormente (T – T – ST – T – T – T – ST) como uma espécie de mapa, que nos mostrará o caminho para encontrar qualquer escala maior.
Veja a seguir uma tabela com todas as escalas maiores:
Escala | I | II | III | IV | V | VI | VII | VIII |
Dó Maior | C | D | E | F | G | A | B | C |
Dó# Maior* | C# | D# | E# | F# | G# | A# | B# | C# |
Ré♭ Maior | D♭ | E♭ | F | G♭ | A♭ | B♭ | C | D♭ |
Ré Maior | D | E | F# | G | A | B | C# | D |
Ré# Maior * | D# | E# | F## | G# | A# | B# | C## | D# |
Mi♭ Maior | E♭ | F | G | A♭ | B♭ | C | D | E♭ |
Mi Maior | E | F# | G# | A | B | C# | D# | E |
Fa♭ Maior * | F♭ | G♭ | A♭ | B♭♭ | C♭ | D♭ | E♭ | F♭ |
E# Maior * | E# | F## | G## | A# | B# | C## | D## | E# |
Fá Maior | F | G | A | B♭ | C | D | E | F |
Fá# Maior * | F# | G# | A# | B | C# | D# | E# | F# |
Sol♭ Maior | G♭ | A♭ | B♭ | C♭ | D♭ | E♭ | F | G♭ |
Sol Maior | G | A | B | C | D | E | F# | G |
Sol# Maior * | G# | A# | B# | C# | D# | E# | F## | G# |
Lá♭ Maior | A♭ | B♭ | C | D♭ | E♭ | F | G | A♭ |
Lá Maior | A | B | C# | D | E | F# | G# | A |
Lá# Maior * | A# | B# | C## | D# | E# | F## | G## | A# |
Si♭ Maior | B♭ | C | D | E♭ | F | G | A | B♭ |
Si Maior | B | C# | D# | E | F# | G# | A# | B |
Dó♭ Maior * | C♭ | D♭ | E♭ | F♭ | G♭ | A♭ | B♭ | C♭ |
Si# Maior* | B# | C## | D## | E# | F## | G## | A## | B# |
* Importante: Devemos nos atentar às escalas sinalizadas na tabela anterior. Nestas escalas, podemos perceber alguns acidentes “incomuns”, como ##, ♭♭, E#, B#, C♭ e F♭. Nestes casos, é preferível que você utilize a escala enarmônica equivalente (sem os acidentes “incomuns”). Desta forma, é possível encontrar os acidentes de cada escala com mais facilidade. Na prática, as escalas enarmônicas são compostas pelas mesmas notas. Porém, na teoria, a maneira de escrevê-las, é bem diferente.
Aplicando as Escalas no seu Instrumento
Agora que você já sabe o que é a Escala Maior, é extremamente importante que você aplique este conhecimento no seu instrumento.
De nada adianta conhecer a Teoria Musical se você não sabe como ela se aplica na prática.
Tente tocar cada uma das escalas maiores, escute a sonoridade, experimente opções diferentes de execução…
Você verá que as possibilidades são imensas.
Continue ligado no nosso Blog e bom estudos!
Se você quiser saber como tocar a Escala Maior na Guitarra/Violão, é só dar o Play!
Escala Maior nos 12 Tons
E aí, Curtiu Nosso Conteúdo Sobre as Escalas Maiores?
Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe com seus amigos e conhecidos que também irão se beneficiar dele :).
E claro, se ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão para fazer, deixe aqui nos comentários.
Próximo Passo: Campo Harmônico Maior
Depois de entendermos a família das Notas, que são as escalas, devemos entender como são formadas as famílias dos acordes, que são o Campo Harmônico.
Veja o vídeo abaixo para entender como é formado o Campo Harmônico Maior:
Mais Populares