Enfim, chegou a hora de falarmos sobre da Escala Diminuta.
Importante!
É extremamente recomendável que você já tenha estudado sobre os Acordes Diminutos para entender este post. Caso ainda não saiba este assunto, clique aqui para conhecer melhor.
Tudo sobre a Escala Diminuta
Escalas Simétricas
Assim como a Escala de Tons Inteiros, Cromática e Dominante Diminuta, a Escala Diminuta é uma Escala Simétrica.
Por definição, uma Escala Simétrica é uma escala que se caracteriza por sua estrutura repetitiva de intervalos.
Isso quer dizer que ela possui sempre o mesmo padrão intervalar entre suas notas, e este padrão irá se repetir ao longo de toda escala.
Esse tipo de escala é útil em várias formas de composição musical e improvisação.
É uma escala amplamente utilizada no Jazz.
Padrão e Formação da Escala Diminuta
O padrão de intervalos da Escala Diminuta é bem simples:
Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom Semitom
Sendo assim, podemos formar a Escala Diminuta de qualquer tonalidade utilizando esse padrão.
Veja o exemplo da Escala Diminuta de Dó:
- Tensões da Escala Diminuta: 1 – T9, b3 – T11 – b5 – Tb13 – bb7 – T7M.
- Acordes Possíveis: B°(b13) – B°(11 – B°7M, 9, 11, b13)
Devemos destacar algumas coisas importantes.
Primeiramente, você deve ter visto que essa escala possui 8 notas.
Por isso ela também é conhecida como Escala Octatônica.
Assim como o Acorde Diminuto, a simetria da Escala Diminuta faz com que existam somente 3 Escalas Diminutas.
Isso ocorre porque se tocarmos a Escala Diminuta de Mi bemol (ou Ré sustenido), teremos as mesmas notas da escala de Dó Diminuto, porém começando de outro ponto de partida.
Repare como são as mesmas notas:
C° = C, D, Eb, F, Gb, Ab, A, B
Eb° = Eb, F, Gb, Abb, Bbb(A), Cb(B), C, D
Dessa forma, as notas da Escala Diminuta de Dó, são as mesas da Escala Diminuta de Mib (que está 1T + 1ST acima da de C), que são as mesmas da Escala de Gb (1T + 1ST acima de Eb) e assim por diante…
Aplicação da Escala Diminuta
Sobre Acordes Diminutos
A primeira, e mais óbvia, situação de uso da Escala Diminuta é sobre os próprios acordes diminutos.
Por exemplo: Em caso de C° podemos utilizar a Escala Diminuta de Dó.
Lembre-se que cada acorde diminuto pode ser, na verdade, outros 3 acordes além dele.
Por exemplo: C° = Eb° = Gb° = Bbb° (A°)
Portanto, a Escala Diminuta de Dó pode ser utilizado sobre qualquer um desses 4 acordes, pois eles são iguais.
Da mesma forma a Escala de Eb°, Gb° ou A° pode ser utilizada sobre qualquer um desses acordes. Você só estará mudando o ponto de partida.
Sobre Acordes Dominantes
Outro uso muito comum da Escala Diminuta acontece sobre os Acordes Dominantes.
Contudo, para entender tal aplicação precisamos conhecer a Escala Dom.Dim.
Por isso, deixamos um post separado para falar apenas da Dom.dim, embora ela seja uma variação da Dominante.
Para não concluir…
Agora que você já viu como montar a Escala Diminuta, treine-a em todas as 12 tonalidades no seu instrumento.
Não se esqueça que a cada 1 Tom e meio a Escala se repete, apenas começando em uma tônica diferente.
Portanto, temos apenas 3 Escalas Diminutas que se multiplicam nelas mesmas, gerando as Escalas das 12 tonalidades.
O próximo passo é conhecer a Escala Dom.dim, uma variação da Escala Diminuta, pensada para os acordes Dominantes.
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