Seja bem vindo a nossa página dedicada inteiramente para quem deseja descobrir como dominar os acordes na guitarra/violão e ser capaz, não só de compreendê-los, mas também de montá-los sem depender de diagramas.
Para entender os conteúdos que virão a seguir nos vídeos, aconselhamos que você já tenha um entendimento sobre formação de acordes. Portanto, se você ainda não sabe muito bem sobre esse assunto, leia este post aqui.
Desenho não é música
Sei que os diagramas e desenhos nos ajudam bastante e são verdadeiros atalhos que nos possibilitam alcançar resultados de uma forma muito mais rápida.
Porém, não se engane: os desenhos também podem ser uma prisão para o músico se usados da maneira errada.
Você precisa saber o que está fazendo ao tocar usando os desenhos.
É preciso ter consciência de que, no início, eles facilitam muito a nossa vida. Porém, se tocarmos o tempo inteiro pensando em desenhos, fatalmente vamos tocar padrões repetidos, com pouca musicalidade e sem sentimento.
É necessário que o músico saiba exatamente qual é a nota, que é a sua sonoridade e qual é o grau do acorde que ele está tocando.
Ao tocar pensando desta maneira, você certamente vai soar mais “musical” e vai conseguir cada vez mais colocar o seu sentimento e sua personalidade na música que você toca.
Lembre-se: papel não é música.
Chega de papo. Vamos ao que interessa:
Aula 1 : Apresentação
Na nossa primeira aula, explicamos os critérios e a maneira que vamos utilizar para montar os primeiros acordes, as tríades.
Aula 2 : Tríades Maiores
Nessa aula, você vai aprender a tocar as Tríades Maiores na Guitarra, partindo da fundamental em diversas regiões do braço do instrumento.
Cabe relembrar aqui a formação das Tríades Maiores:
Tríade Maior
F – 3 – 5
Temos, então, o acorde de C:

Segue abaixo os desenhos das Tríades Maiores na Guitarra começando na 6ª, 5ª, 4ª e 3ª corda, respectivamente.

Aula 3 : Tríades Menores
Nessa aula, você vai aprender a tocar as Tríades Menores na Guitarra, partindo da fundamental em diversas regiões do braço do instrumento.
Cabe relembrar aqui a formação das Tríades Menores:
Tríade Menor
F – b3 – 5
Temos, então, o acorde de Cm:

Segue abaixo os desenhos das Tríades Menores na Guitarra começando na 6ª, 5ª, 4ª e 3ª corda, respectivamente.

Aula 4 : Tríades Aumentadas
Nessa aula, você vai aprender a tocar as Tríades Aumentadas na Guitarra, partindo da fundamental em diversas regiões do braço do instrumento.
Tríade Aumentada
F – 3 – #5
Temos, então, o acorde de Caum:


Aula 5 : Tríades Diminutas
Nessa aula, você vai aprender a tocar as Tríades Diminutas na Guitarra, partindo da fundamental em diversas regiões do braço do instrumento.
Tríade Diminuta
F – b3 – b5
Temos, então, o acorde de C°:


Aula 6 : Inversões nas Tríades – Apresentação
Nessa aula, explicamos o que são os acordes invertidos e também a maneira que vamos utilizar para montar as inversões nas tríades ao longo do braço do instrumento.
Aula 7 : Inversões nas Tríades Maiores
Vimos que a tríade maior de C possui as notas C – E – G. Sendo C a fundamental; E a terça maior e G a quinta justa.
Temos então duas possibilidades de inversão:
1° inversão: Baixo na terça do acorde
3 – 5 – F
Sendo assim, teremos:
Formação | C/E |
Terça Maior | E |
Quinta Justa | G |
Fundamental | C |
Podemos concluir então que a tríade de C/E é formado pelas mesmas notas da tríade de C, porém com o baixo na terça do acorde, gerando: E – G – C.
2° Inversão: Baixo na quinta do acorde
5 – F – 3
Sendo assim, teremos:
Formação | C/G |
Quinta Justa | G |
Fundamental | C |
Terça Maior | E |
Podemos concluir então que a tríade de C/G é formada pelas mesmas notas da tríade de C, e de C/E, porém com o baixo na quinta do acorde, gerando: G – C – E.


Aula 8 : Inversões nas Tríades Menores
Vimos que a de Cm possui as notas C – Eb – G. Sendo C a fundamental; Eb a terça menor e G a quinta justa.
Temos então duas possibilidades de inversão:
1° inversão: Baixo na terça menor do acorde
b3 – 5 – F
Sendo assim, teremos:
Formação | Cm/Eb |
Terça Menor | Eb |
Quinta Justa | G |
Fundamental | C |
Podemos concluir então que a tríade de Cm/Eb é formado pelas mesmas notas da tríade de Cm, porém com o baixo na terça menor do acorde, gerando: Eb – G – C.
2° Inversão: Baixo na quinta do acorde
5 – F – b3
Sendo assim, teremos:
Formação | Cm/G |
Quinta Justa | G |
Fundamental | C |
Terça Menor | Eb |
Podemos concluir então que a tríade de Cm/G é formada pelas mesmas notas da tríade de Cm, e de Cm/E, porém com o baixo na quinta do acorde, gerando: G – C – Eb.


Aula 9 : Inversões nas Tríades Diminutas
Vimos que a de Cdim possui as notas C – Eb – Gb. Sendo C a fundamental; Eb a terça menor e Gb a quinta diminuta.
Temos então duas possibilidades de inversão:
1° inversão: Baixo na terça menor do acorde
b3 – b5 – F
Sendo assim, teremos:
Formação | Cdim/Eb |
Terça Menor | Eb |
Quinta diminuta | Gb |
Fundamental | C |
Podemos concluir então que a tríade de Cdim/Eb é formado pelas mesmas notas da tríade de Cdim, porém com o baixo na terça menor do acorde, gerando: Eb – Gb – C.
2° Inversão: Baixo na quinta do acorde
b5 – F – b3
Sendo assim, teremos:
Formação | Cdim/Gb |
Quinta dimunta | Gb |
Fundamental | C |
Terça Menor | Eb |
Podemos concluir então que a tríade de Cdim/Gb é formada pelas mesmas notas da tríade de Cdim, e de Cdim/Eb, porém com o baixo na quinta diminuta do acorde, gerando: Gb – C – Eb.


Aula 10 : Inversões nas Tríades Aumentadas
Vimos que a de Caum possui as notas C – E – G#. Sendo C a fundamental; E a terça maior e G# a quinta aumentada.
Temos então duas possibilidades de inversão:
1° inversão: Baixo na terça maior do acorde
3 – #5 – F
Sendo assim, teremos:
Formação | Caum/E |
Terça Maior | E |
Quinta aumentada | G# |
Fundamental | C |
Podemos concluir então que a tríade de Caum/E é formado pelas mesmas notas da tríade de Caum, porém com o baixo na terça maior do acorde, gerando: E – G# – C.
2° Inversão: Baixo na quinta aumentada do acorde
#5 – F – 3
Sendo assim, teremos:
Formação | Caum/G# |
Quinta aumentada | G# |
Fundamental | C |
Terça Maior | E |
Podemos concluir então que a tríade de Caum/G# é formada pelas mesmas notas da tríade de Caum, e de Caum/E, porém com o baixo na quinta aumentada do acorde, gerando: G# – C – E.


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