Símbolos da Notação Musical

Quando aprendemos a ler partituras, muitas vezes nos deparamos com alguns símbolos da notação musical “diferentes” que nos indicam alguns caminhos para onde a música deve seguir.

Esses símbolos mostram para o músico o caminho que a peça musical vai tomar.

Algumas figuras, como o Ritornelo, e Símile, indicam repetição de trechos, outras como Da Capo e To Coda, nos levam a pular certos trechos ou até mesmo finalizar a música.

A leitura completa de uma partitura envolve, não apenas, o conhecimento da localização das notas na pauta, figuras de tempo e de compassos, mas também o domínios desses símbolos da notação musical que iremos conhecer agora!

Sinais de Repetição na Notação Musical

Os sinais de repetição, como o próprio nome já diz, tem a função de indicar trechos da música que se repetem para “economizar” e ganhar tempo na grafia de notas e compassos. Dentro os sinais de repetição da notação musical, temos:

Símile

Pode vir de duas maneiras diferentes:

1 – Somente um compasso

simile-1

Utilizado para indicar que o mesmo compasso se repete por uma ou mais vezes. Veja o exemplo:

exemplo-simile

2 – Somente dois compassos

simile-2

Utilizado para indicar a repetição de dois compassos com  notações diferentes: Veja o exemplo:

exemplo-simile-2

O que é Ritornelo?

Ritornelo (ou Ritornello) é utilizado para indicar a repetição de um trecho musical, composto de dois compassos ou mais.

Também chamado de Barra de Repetição, o Ritornelo irá aparecer duas vezes para indicar o trecho a ser repetido:

Primeiro, ele irá aparecer apontado para o lado direito,  indicando o início do trecho que deve ser repetido.

ritornelo-1

Depois, ele irá aparecer apontado para o lado esquerdo, indicando o final do trecho que deve ser repetido.

ritornelo-2

Veja a seguir um exemplo de utilização do Ritornelo:

exemplo-ritornelo
Exemplo de utilização do sinal do Ritornelo

Chaves de 1ª e 2ª vez

Em alguns casos nós temos um trecho musical que se repete, porém, a parte final do trecho não termina da mesma maneira. Nesses casos utilizamos os sinais 1ª vez e 2ª vez para indicar que a repetição do trecho musical irá ocorrer até o compasso anterior à marcação da 1ª vez, pulando para o sinal onde está marcado 2ª vez.

casa-1-e-2

Veja a seguir um exemplo de utilização das chaves de 1ª e 2ª vez:

exemplo-casa-1-e-2

O que é Da Capo, Coda, Segno e Fine

Da capo (D.C) e Fine

É utilizado para indicar a repetição de um trecho musical desde o início da música.

Quando o Da Capo (D.C) aparecer, significa que você deve voltar a tocar desde o início da partitura.

da-capo

Obs.: O sinal Fine determina o fim da música. Quando ele aparecer junto com o D.C, iremos executar a repetição do trecho, e terminaremos a música no Fine.

Segno / Dal Segno (D.S)

segno

Utiliza-se o Segno para indicar repetição de um trecho musical que não seja a partir do início da música. No início da repetição, deverá aparecer o símbolo do Segno. O final do trecho da repetição deve ser indicado com o nome Dal Segno, ou sua abreviação, D.S.

Veja o exemplo a seguir:

exemplo-segno

Neste exemplo, você deve tocar a música normalmente até o final, onde está o D.S. Ao chegar no D.S, devemos retornar a partir de onde está o sinal do Segno e seguir a música.

Coda / Al Coda

coda

Estes sinais são utilizados de forma combinada com o Dal Segno ou Da Capo. Eles aparecem quando a música se repete a partir de um trecho, porém, ela não repete o trecho inteiro e pula para uma outra parte com notações diferentes.

Neste caso, o Segno vem indicado como D.S. al Coda e o Da Capo vem indicado como D.C. al Coda.

Sendo assim, você deve iniciar a repetição a partir do sinal do Segno, continuar a tocar até a primeira indicação da Coda, pular para a segunda Coda e seguir em diante.

Veja o exemplo a seguir:

coda-exemplo

Convite

Agora que você já aprendeu os principais sinais da notação musical que estarão presentes nas partituras, temos um convite especial para você!

Nosso canal do youtube está sendo cada vez mais alimentado com conteúdos e dicas sobre teoria musical! Se você estiver interessado em se aprofundar cada vez mais no universo da música, dá uma conferida.

A seguir temos um vídeo explicando os primeiros passo para entendermos como funciona uma partitura, para você ter um gostinho!

E para você dar um passo ainda maior, nosso material de Introdução a Teoria Musical vai te ajudar a dominar esses conceitos básicos da música, como notas, acidentes, sinais de alteração e ritmo.

Grande Abraço e Bons Estudos.

Álvaro Fusco e Gabriel Miguez.

Acelere Seu Aprendizado Musical

Já imaginou dominar tudo sobre FORMAÇÃO DE ACORDES, ESCALAS, CAMPO HARMÔNICO, LEITURA DE PARTITURA, RITMO E MODOS GREGOS?

Pois é, temos um material completo e riquíssimo para que você possa aprender todos esses assuntos: Nosso Combo 5 em 1 da Teoria Musical e Harmonia.

São 5 e-books sobre todos esses assuntos + 2 aulas sobre harmonia no tom menor + áudiocurso sobre intervalos para treinar seu ouvido.

E o melhor de tudo, tudo isso com uma condição incrível: Leve 5 e pague 1.

Confira todos os detalhes de oportunidade clicando no botão abaixo.

Quero saber mais!

Deixe um comentário